terça-feira, 20 de julho de 2010

Museu do Bixiga incorpora em seu acervo tela de Rafael Murió


O pintor Rafael Murió doou, ontem, ao Museu do Bixiga a tela “Flores para Adoniran” (acrílico sobre tela, 50 x 70 cm) criada em homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor Adoniran Barbosa. O quadro foi o destaque da exposição individual “Flores para São Paulo”, promovida recentemente, na qual o artista reverenciou as principais personalidades que marcaram a história da cidade.

Com 47 anos de carreira, Rafael Murió é reconhecido internacionalmente e tem obras presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte.

O Museu do Bixiga foi fundado em 1981 por Armando Puglisi - o "Armandinho do Bixiga" - e Paulo Santiago e é considerado o primeiro museu de bairro do País. Sediado na Rua dos Ingleses, 118, uma casa tombada pelo patrimônio, conta com um rico acervo de fotos e documentos que registram a história da imigração italiana, além de diversos objetos utilitários, rádios e brinquedos que pertenceram aos primeiros moradores do bairro, bem como alguns objetos pessoais de Adoniran Barbosa doados pela família.

Nenhum comentário: