sexta-feira, 17 de agosto de 2012

“Um filme para Dirceu” participa da competição do 45° Festival de Brasília


O primeiro longa-metragem de Ana Johann, "Um Filme para Dirceu, faz sua estréia no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, que acontece de 17 a 24 de setembro. O longa acompanha a vida do gaiteiro Dirceu Cieslinski, músico desde os oito anos, que procurou a diretora com a finalidade de ter sua história contada em um filme de ficção.

Dirceu é natural de São Bento do Sul (SC), e durante três anos a diretora e roteirista Ana Johan acompanhou sua trajetória. Mesmo com dificuldades para caminhar, devido a uma doença que o deixou paraplégico aos 17 anos, ele percorre bares e festas de amigos com seus shows. O documentário reúne muitos personagens entre São Bento do Sul e Curitiba, incluindo uma gravação especial com Teodoro da dupla “Teodoro & Sampaio” em Londrina (PR).

O filme também foi selecionado na sessão DOCTUBRE no Festival Internacional de Documentários do México (DOCsDF 2012) que acontece em novembro. Durante o mês de outubro os filmes selecionados percorrem todo o México, sendo exibidos em cinemas-clubes e espaços alternativos.

Ana Johann é formada em direção de documentário na Universidade de Barcelona – Escola superior de Cinema e Audiovisual da Catalunya (ESCAC). Fez o roteiro e dirigiu os curtas Abaixo do Céu (2010) e De Tempos em Tempos (2006), que participou de festivais nacionais e internacionais. Dirigiu as séries Eureka (TV Educativa - 2009), Habla (TV Paulo Freire - 2008) e Alunos.com (TV Paulo Freire – 2007).

Sinopse: Diretora acompanha trajetória do gaiteiro paranaense Dirceu Cieslinski, após músico fazer contato com a empresa produtora, interessado em contratar serviços para ter um filme de ficção sobre sua vida.

Ficha Técnica:

Brasil, 2012, 80min
Direção e roteiro: Ana Johann
Diretor de produção: Marcos Freder
Direção de Fotografia e câmera: Andre Chesini
Montagem: Nathalia Okimoto
Produção Executiva: Ana Johann
Captação de Recursos: Dirceu Cieslinski

Nenhum comentário: