De 26 de março a 1º de abril no CineSesc, em São Paulo
A Malásia é um grande país asiático povoado por três grandes populações e civilizações asiáticas (malaia, indiana e chinesa), entremeado por influências árabes e europeias. No entanto, é pouco conhecido no Brasil. A população de 30 milhões de habitantes é composta em sua maioria por malaios, mas também por 30% de chineses e 10% indianos. Estas diferenças culturais e religiosas (são muçulmanos, budistas e hindus dividindo um único espaço) causam choques diversos no país e, principalmente, geram uma desigualdade grande entre classes: a minoria chinesa e indiana são por vezes oprimidas pela maioria malaia.
Nos últimos dez anos, um grupo de jovens cineastas das diversas etnias do país, utilizando-se da revolução digital que democratizou os meios de produção, começou a filmar de forma colaborativa, questionando toda essa desigualdade, exaltando a diversidade, seja étnica, religiosa ou mesmo sexual. A mostra Faça Você Mesmo vai exibir 14 longas-metragens e 3 curtas-metragens do novo cinema do país, e promover debates com a presença dos diretores Amir Muhammad e Woo Ming Jin. Oportunidade rara de conhecer filmes que dificilmente serão lançados comercialmente por aqui. Os filmes:
Longas:
1 - Sepet, de Yasmin Amad. * Vencedor do Festival de Tóquio, do Festival des Femmes de Creteil e Grande vencedor do Malaysian Film Festival.
2 - Mukhsin, de Yasmin Amad. *Vencedor do Urso de Cristal do Festival de Berlin de 2006 (ganhou também uma menção especial do júri no mesmo festival).
3 - O amor conquista tudo (Love Conquers All), de Tan Chui Mui. *Vencedor do Festival de Rotterdam de 2006 e do Festival de Pusan 2006.
4 - Flores no bolso (Flowers in the Pocket), de Liew Seng Tat. *Vencedor do Festival de Rotterdam 2007.
5 - Deuses da Malásia (Malaysian Gods), de Amir Muhammad.
6 - O grande Durian (The Big Durian), de Amir Muhammad. *Participou da seleção do Festival de Sundance 2004.
7 - O elefante e o mar (The Elephant and the Sea), de Woo Ming Jin. * Prêmio do Júri no Festival do Torino 2007.
8 - Mulher em chamas procura água (Woman on Fire Looks for Water) de Woo Ming Jin. *Seleção do Festival de Veneza 2009.
9 - Essa Espera (This Longing), de Azharr Rudin.
10 - Antes de nos apaixonarmos novamente (Before We Fall in Love Again), de James Lee. * Melhor filme no Festival de Bangkok de 2006.
11 - Cachorros molhados da chuva (Rain Dogs), de Ho Yuhang. * Primeiro filme malasiano selecionado para o Festival de Veneza.
12 - Dancing Bells, de Deepak Kumaran Menon. Prêmio de Melhor Filme Asiático no Festival de Tóquio.
13 - Karaokê (Karaoke), de Chris Chong Chan Fui. *Participou da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2009.
14- 15 Malásias (15 Malaysia), filme coletivo de Ho Yuhang, Yasmin Amad, Amir Muhammad, Linus Chung, Liew Seng Tat, Desmond Ng, Kamal Sabran, Tan Chui Mui, Woo Ming Jin, James Lee, Benji & Bahir, Johan John, Khairil Bahar, Nam Ron, Suleiman Brothers.
Curtas:
1 - Amor suicida (Love Suicides), de Edmund Yeo.
2 - Conhecendo Amber (Meeting Amber), de Azharr Rudin.
3 - Todo dia, todo dia (Everyday, Everyday), de Tan Chui Mui.
“Apesar de os cineastas serem engajados, os filmes não são essencialmente políticos. Existe espaço para poesia, para a singeleza, para a beleza de imagens, sempre captadas pelas lentes das câmeras digitais. Do novo cinema da Malásia também se enuncia um movimento de renovação estética. Eles não obtêm ajuda governamental, pelo contrário, alguns filmes foram inclusive censurados em seu país. Além da própria produção em si, os jovens cineastas da Malásia criaram formas alternativas de exibição, e distribuição”, destaca Tatiana Leite, curadora da mostra.
FAÇA VOCÊ MESMO – O NOVO CINEMA DA MALÁSIA
De 26 de março a 1º abril
CineSESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
São Paulo / SP
Fone: (11) 3087-0500
mail: email@cinesesc.sescsp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário