domingo, 20 de novembro de 2011

"Cuidado com a Macaconha, ele pode te pegar"

Há pouco tempo alguns alunos da USP foram flagrados consumindo maconha nas dependências da instituição. Após a polêmica, que culminou com a ocupação do local, a mídia retoma um dos assuntos mais discutidos de nossa época: a legalização de substâncias ilícitas e viciantes.

E nesse encalço, a dupla paulistana Edu Inox e Guido Jr surge com um novo formato de prevenção e orientação contra a violência, já aplicado em escolas universidades e outros núcleos de educação. O projeto, intitulado “Violência é uma droga”, dispõe de material aprovado pelo Ministério da Educação que narra à história de personagens fictícios, criados com base no nome de cada substância proibida, e enredados em nosso cotidiano.

O primeiro desses personagens a tomar forma humana, e ter música própria, é a Macaconha, um ser andrógeno e com dupla personalidade. A razão de sua existência é a busca de mais adeptos a utilização da Cannabis Sativa, conhecida popularmente como maconha, baseado, marijuana, taba, beck ou erva.

A história de sua vida é triste, mesmo conseguindo convencer alguns jovens e adultos de seus “atributos”, sua ação devasta mentes promissoras destrói relacionamentos e gera efeitos colaterais irreversíveis. No clipe, a maconha é representada por uma máscara, que demonstra a face deturpada e temporal do usuário.

Edu e Guido demonstram por meio da irreverência, ferramenta tão explorada nessa era “stand up” os malefícios da utilização de substâncias ilícitas. Falando com propriedade sobre o assunto, a dupla, com o projeto criado por eles há aproximadamente 15 anos, vem conseguindo ótimos resultados com o público infanto-juvenil, bem como suas famílias que ficam com o rit na cabeça, e o que é melhor, a informação é fixada de forma bem descontraída, destacando nitidamente a “turma do bem” e a “turma do mal”, e sem apologias.

CONHEÇA A MACACONHA E SUAS VERSÕES: ESPANHOL, INGLÊS E CHINÊS:
http://www.youtube.com.br/eduinoxguidojr

Nenhum comentário: