Cerca de cem crianças de escolas públicas dos bairros Lapa e Barra Funda, de São Paulo, se apresentarão, neste sábado (12/11), às 11h, no Câmpus da Unesp, em São Paulo, tocando violinos, violoncelos, violas e contrabaixos instrumentos chamados genericamente de cordas friccionadas. Elas fazem parte do projeto de extensão ACorda Toda, desenvolvido pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp, que usa o folclore nacional para facilitar o aprendizado de alunos de 8 a 12 anos. Há menos de seis meses, muitos desses jovens sequer tinham visto o instrumento com o qual se apresentarão.
A façanha se deve aos esforços dos violinistas Luiz Amato e Liu Man Ying, ele professor do IA, ela doutoranda da unidade. Cinco anos atrás, eles idealizaram um método de ensino coletivo de instrumentos musicais. Os centros de educação musical para crianças vêm trabalhando com fotocópias de materiais estrangeiros, que não levam em conta a nossa cultura, afirma Amato.
O novo modelo é baseado no folclore nacional e tem como inspiração o Guia Prático de Villa-Lobos, uma coletânea elaborada pelo compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O acervo que ele reuniu, ainda em sua juventude, é considerado um dos mais completos registros de cantos folclóricos de diferentes regiões brasileiras.
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