sábado, 26 de março de 2016

Bombay Groovy aposta em rock funkeado em novo álbum

O single chega com um vídeo da mágica performance do grupo em estúdio. (Foto: Divulgação)
Sensação psicodélica de 2015, a Bombay Groovy está prestes a lançar disco novo e já tem single no ar. "Paul’s Funky Cab” é o primeiro aperitivo de "Dandy do Dendê", segundo álbum do grupo, que preserva a sonoridade do trabalho de estreia enquanto dialoga com ritmos latinos, ciganos e africanos.


"Paul’s Funky Cab”, por sua vez, tem sotaque britânico, londrino, mais especificamente. "A faixa é um tributo a Londres e seu trânsito intenso, tanto no sentido do tráfego caótico como nos altos fluxos de culturas diferentes que se dão naquele centro cosmopolita", conta Rod Bourganos, responsável por sitar indiano, baixo, guitarra elétrica, craviola, bouzouki grego, theremin e cavaco em Dandy do Dendê.

O táxi funkeiro de Paul – na tradução do título para o português – é a referência de uma viagem paradisíaca de Rod, como diz o baterista e percussionista Leo Nascimento. “Paul é um taxista de Londres que levou Rod na casa do Jimmy Page, onde ele depois chegou a conhecê-lo. Seu taxi já conduziu muitos músicos de peso dos anos 70, como o próprio Jimmy Page voltando da Victoria Station, Roger Daltrey (The Who) e Rick Wakeman (Yes), entre outros.”

O single chega com um vídeo da mágica performance do grupo em estúdio.

A combinação de sitar indiana, rock progressivo e improvisação jazzística da Bombay Groovy chamou atenção da imprensa, do público e de festivais e o jovem e promissor conjunto aqueceu a plateia de Ian Anderson (líder do Jethro Tull, no Psicodália 2015), esteve entre os finalistas do Samsung E Festival, entre outros feitos.

Dandy do Dendê sai pelo recém-criado selo paulistano InstrumenTown, cuja proposta é unir grupos musicais do segmento e consolidar este vasto cenário. A ideia da concretização do selo surgiu a partir de um festival elaborado por Bombay Groovy e Mescalines, que contou também com a apresentação dos grupos Bmind e Tigre Dente de Sabre em sua primeira edição.

"InstrumenTown" é um selo democrático, que preza pela originalidade do artista e não se limita aos rótulos de estilos musicais. Afeiçoa a pluralidade de possibilidades existentes dentro da música que se expressa sem que palavras sejam proferidas, especialmente as modalidades híbridas e miscigenadas que tendem a surgir nos ambientes urbanos. 

O ano de 2016 já chega com três lançamentos para o acervo do selo InstrumenTown: o disco debut homônimo do duo Mescalines; o segundo trabalho do grupo Bombay Groovy, Dandy do Dendê; o EP instrumental Paisagens do grupo Nuvem. O selo também segue com edições do festival InstrumenTown.

Nenhum comentário: