domingo, 24 de abril de 2016

Banda norte-americana Sunrunner vem ao Brasil em agosto

O trio de Portland promove seu terceiro álbum, "Heliodromos", considerado o mais épico da carreira (Foto: Divulgação)

Alguns países como Austrália, Alemanha e Canadá sempre tiveram grande importância no cenário mundial do rock e heavy metal. Revelaram alguns dos maiores nomes de todos os tempos como AC/DC, Scorpions e Rush e assim o fazem até os dias de hoje. Mas, convenhamos, nada se compara quando Inglaterra e Estados Unidos entram na jogada! Se o Tio Sam tinha Elvis, a Rainha respondia com os Beatles. Durante décadas a "briga" foi acirrada. Para cada Boby Dylan ou Jimi Hendrix, nascia um Syd Barret ou David Bowie. Se dizem que no Brasil já se nasce sabendo jogar bola, cidadãos ingleses e norte-americanos nascem com uma guitarra nas mãos. Fato!

 

Com sangue azul para o rock 'n' roll nasceram os três integrantes da banda norte-americana Sunrunner. Descendendo diretamente da melhor tradição do rock pesado americano, David Joy (vocal/baixo), Joe Martignetti (guitarra) e Ted MacInnes (bateria) também são grandes apreciadores da nobre linhagem britânica de bandas de rock. Essa soma de sotaques e referencias musicais faz diferença quando esse power trio começa a tocar! 

É como se Yes, Sabbath e Maiden se unissem para se apresentar no Big Easy Festival em Nova Orleans. Rock progressivo clássico e heavy metal tradicional com referências de jazz e world music: esse é o universo musical multifacetado do Sunrunner. Formado em 2008 na cidade de Portland, estado do Meine, Estados Unidos, o Sunrunner lançou em setembro de 2015 o seu terceiro álbum, "Heliodromus". 

O disco saiu pela Minotauro Records da Itália e é considerado o álbum mais épico da carreira da banda. Com uma faixa título de aproximadamente 21 minutos, "Heliodromus" explora os mistérios do mitraísmo, religião pagã nascida na época helenística no Mediterrâneo Oriental e que tornou-se grande concorrente do cristianismo. Mote perfeito para o Sunrunner realizar uma verdadeira viagem sonora ao redor do cosmo.

 

Em "Heliodromus" o Sunrunner buscou criar um genuíno disco de heavy metal remanescente das décadas de 70 e 80, seja em termos de composição quanto produção. Há várias referencias a Black Sabbath, Rush e Iron Maiden, além de toques de power metal e doom, adornados por arranjos sofisticados de instrumentos como flautas, violino, guitarra braguesa e percussão. 

Há ainda arranjos vocais exuberantes, uma vez que todos os integrantes cantam. O resultado é um som coeso e unificado, mas ainda com espaço para exploração. O primeiro álbum do Sunrunner, "Eyes Of The Master", de 2011, é um trabalho de rock progressivo com inclinação metaleira. Mas desde o segundo disco, "Time In Stone" (2013) que o grupo vem solidificando-se como uma banda de metal com influências de rock progressivo. "Heliodromus" é seu deferimento. 

 O Sunrunner vem se apresentando por toda costa leste norte-americana para promover "Heliodromus", e agora pretende evadir as fronteiras e chegar até a Europa e América do Sul. Famoso pela calorosa recepção, o Brasil será o primeiro na lista do trio. O Sunrunner desembarca no país em Agosto para realizar quatro shows nos dias 04, 05, 06 e 07. Detalhes sobre cidades e locais serão divulgados em breve.

Nenhum comentário: