Fundado em 1962, passado por várias formações, com alguns dos músicos mais renomados do Brasil, às vésperas de completar no ano que vem 50 anos de atividades e se consolidando como um dos grupos de câmara mais importantes do país e do mundo, o Quinteto Villa-Lobos, do Rio de Janeiro, está numa “maratona Ernesto Nazareth”
O grupo está lançando, pelo selo Kalamata (www.kalamata.com.br), o CD “Ernesto Nazareth”, só com obras desse compositor (1863-1934), pianista e maestro fluminense, um dos mais importantes músicos do Brasil, que tinha desenvoltura tanto no clássico, como no popular – genial criador de polcas, tangos, choros, entre outros estilos que marcaram época e hoje são interpretados por alguns dos mais geniais músicos daqui e do exterior.
O CD foi lançado pela primeira vez em 2005, mas como um encarte do livro “Ernesto Nazareth - Pianeiro do Brasil”, de Haroldo Costa.
O Quinteto está fazendo uma turnê, também gratuitamente, patrocinada pela Volvo, por quatro cidades de três estados brasileiros: Curitiba, no Paraná; Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Pederneiras e São Paulo, no Estado de São Paulo.
O grupo vai encerrar essa turnê com uma apresentação em praça pública, gratuita, aberta ao público, dia 20 de novembro, às 11h, na praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580, Pinheiros).
Essa turnê patrocinada pela Volvo reúne quatro concertos programados, todos em novembro: dias 3 (quinta-feira), às 20h30, em Curitiba (PR), dia 4 (sexta-feira), às 21h, em Belo Horizonte (MG), dia 19, às 20h, em Pederneiras (SP), e dia 20, às 11h, em São Paulo (SP).
Fora dessa turnê patrocinada pela Volvo, o grupo ainda vai lançar a nova obra no Rio de Janeiro, dia 12 de novembro, às 20h, no Auditório do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), com entrada franca, parte do 49º Festival Villa-Lobos, que ocorre na cidade de 11 a 27 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário